No CASA São José do Rio Preto na tarde de ontem (02.11.15), com 30 internos dentro do refeitório e apenas 2 servidores para acompanhar os mesmos, ocorreu um tumulto devido à uma briga entre adolescentes criminosos juvenis. Um dos servidores tentou separar a briga e foi derrubado pelos vagabundos, bateu com a cabeça no chão e encontra-se internado no hospital da região, até a hora em que esta matéria foi escrita.
Cabe ressaltar que, de acordo com a legislação que rege o atendimento socioeducativo, na medida de internação, o efetivo de socioeducadores para acompanhamento dos internos deve ser NA PROPORÇÃO MÍNIMA de 1 socioeducador para cada 5 adolescentes, bem como o efetivo IDEAL seria 1 profissional para cada 3 bandidos mirins.
Mesmo cientes da lei, como é obrigação de todo cidadão, seja agente público ou não, a gestão executiva da instituição, a corregedoria geral e o Governo do Estado insistem em não garantir os recursos necessários para execução da medida, e, além disso, procuram se eximir de suas responsabilidades legais, como gerentes do processo, procurando meios de colocar a culpa nos funcionários de base. Para isso abrem sindicâncias parciais que excluem da investigação a péssima gestão que vigora há 10 anos.
Esta ingerência e improbidade administrativa tem influência direta, de tais decisões negligentes, imperitas e imprudentes, no ambiente socioeducativo, de forma negativa, onerosa aos cofres públicos, além de colocar em risco a vida dos profissionais que encaram sem gravata, sem segurança pessoal e sem ar condicionado, os "menores periculosos da facção", como costumam chamarem-se uns aos outros, nos pátios da "NOVA FEBEM" (sic MP-SP), ou como atualizamos: FUJABEM-SP.
OREMOS pelos servidores que heroicamente lidam com este meio, enfrentando perseguições de todos os lados do crime, seja por menores criminosos ou seja por executivos corruptos. Enviem suas denuncias pelo whatsapp: 11945671080.
Com honestidade e transparência,
Drickão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário